top of page
  • Foto do escritorMóveis Cristal

MDF ou MDP: qual a melhor escolha?

Na hora de montar um projeto de interiores ou fabricar um móvel, dúvidas na escolha de matérias-primas, cores e texturas são comuns. O mesmo podemos dizer da escolha de painéis de madeira, como MDF ou MDP entre outros. Seja para casa ou escritório, esse detalhe faz grande diferença neste momento e, além da qualidade dos produtos escolhidos, é importante entender o potencial e finalidade de cada um.


De antemão, é certo dizer que a união desses painéis permitem alcançar excelentes resultados.


O Que é o MDF?


O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas.

Ele costuma ser utilizado em artesanato, decoração, construção civil e fabricação de móveis – seu principal uso no Brasil. Ótimo para usinagens (ex na figura abaixo)

O MDF é comercializado de duas formas: ao natural e com revestimentos.

É comum encontrar no mercado móveis de MDF de diversas cores. Nesse caso, o painel de madeira foi revestido com BP, um material tratado com tecnologias específicas para dar mais resistência ao objeto.


O Que é o MDP?


O termo MDP é a sigla de Medium Density Particleboard, em português, painel de partículas de baixa densidade.

Trata-se de um painel formado por três camadas de partículas de madeira, uma grossa no miolo e duas finas na superfície.

Assim como o MDF, o material é criado a partir de uma alta temperatura e pressão. Devido a sua alta resistência, ele é utilizado na parte estrutural de móveis, como portas, gavetas, prateleiras, além de ser útil também para painéis tamburatos (conhecidos popularmente como painéis de TV). O MDP é o mais consumido do mundo sendo bastante utilizado por países da Europa e Norte Americanos, aqui no Brasil é usado por grandes industrias na fabricação de seus móveis, como a Inusittá parceira da Móveis Cristal.


Qual é a diferença entre MDP e MDF?


A principal diferença entre o MDP e o MDF está na sua estrutura interna.

Por conta da sua composição, o MDF é um material mais maleável, que permite a manipulação sem o estrago do material. Por esse motivo ele costuma ser utilizado em artesanato e na fabricação de móveis com acabamentos mais elaborados, como curvas e contornos.

Já o MDP, devido às 3 camadas internas, tem uma maior resistência estrutural. Ou seja, ele não oferece tanta maleabilidade e funciona melhor em superfícies planas, como portas, prateleiras, painéis, fundos de gaveta, entre outras.


MDP ou MDF: afinal, qual é o melhor?


Como você pôde perceber, não existe uma particularidade que defina qual é o melhor material. Para fazer a escolha certa é necessário analisar o contexto da situação.

Os problemas de um móvel podem ser evitados se houver um cuidado e planejamento na sua compra. Um profissional projetista de móveis pode te ajudar muito.

Por isso, antes de comprá-lo, é importante analisar se existe alguma expectativa de mudança nos próximos anos, seja na pintura ou no local onde ele será utilizado.

Também fique atento em relação a quantidade de objetos que serão colocados sob ele, para que a carga não seja superior a sua limitação.


  • Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


Para te ajudar a entender um pouco mais assista esse vídeo investigativo sobre MDF e MDP.



0 comentário

Comments


bottom of page